Pensamento positivo atrai coisas positivas
Jiddu Krishnamurti afirmou que “O pensamento é tão astuto, tão inteligente, que distorce tudo para a sua própria conveniência.”
A forma como pensamos é determinante para o nosso bem-estar: pensamentos positivos conduzem a mudanças para melhor, enquanto pensamentos pessimistas tendem a piorar as coisas.
Martin Seligman, o mentor da Psicologia Positiva, refere a importância de ensinar a resiliência, a esperança e o optimismo, para tornar o homem mais resistente à depressão e capaz de levar uma vida mais feliz e produtiva. O pensamento positivo é uma estratégia de controlo das emoções, no sentido de conduzir à diminuição de ansiedade e medo vividos pelo indivíduo, numa determinada situação ou previamente à mesma. Perante a adversidade, é esta atitude que leva a pessoa a pensar “vou ser capaz de vencer este desafio” ou a procurar um psicólogo por algo que vive como desconfortável e que quer compreender e mudar. Cada pessoa é um mundo, não podemos esquecer que existe no sujeito uma subjetividade, uma realidade psíquica composta por experiências e emoções e como tal, o resultado do pensamento positivo diz respeito à proporção do equilíbrio desse mundo psíquico.
Quando nos focamos numa ideia negativa, isto é, num problema, fazemos perguntas que não ajudam a alcançar uma solução. Focarmo-nos no problema conduz-nos a pensamentos negativos e a questões do género: “porque é que isto só me acontece a mim?” – estas questões não nos conduzem a uma solução. Então, se desenvolvermos pensamentos positivos iremos questionar-nos de forma mais orientada para a resolução dos problemas: “Como ultrapassei este problema no passado?”. Aprender a recordar os momentos em que alcançamos os nossos objetivos é de extrema importância. Pois desta forma, certamente vamos enfrentar os desafios diários com maior resiliência e felicidade.
Vários estudos associam o pensamento positivo à qualidade de vida, saúde e até longevidade. Estima-se que o risco de doenças cardiovasculares é menor, a tensão arterial tende a descer e até o sistema imunitário melhora.
No entanto, é necessário treinarmos o pensamento positivo, por exemplo: fortalecer as memórias positivas, valorizar os seus sucessos, saborear os bons momentos, criar a sua felicidade com os recursos de que dispõe na sua vida, evitar os pensamentos do tipo “tudo ou nada”, integrar a atividade física no nosso dia a dia, entre outros.
Lembre-se que positividade atrai positividade. Claramente, não podemos controlar todos os acontecimentos da nossa vida mas podemos controlar a forma como pensamos e nos sentimos!
Dra. Laura Cónego