Como sei se estou com uma INSÓNIA ou se não durmo devido à ANSIEDADE?”
Estima-se que 30 a 45% da população adulta sofra de insónias, estando estas intimamente relacionadas com taxas mais elevadas de ansiedade e depressão.
Insónia: dificuldade em adormecer ou em manter um sono profundo e reparador durante toda a noite.
Dificuldade em dormir devido à ansiedade: normalmente não consegue adormecer devido a pensamentos que surgiram na sua mente. O pensamento atinge uma proporção de tal forma que faz com que se mantenha alerta o que torna muito difícil adormecer.⠀
Quando está com uma insónia é costume ficar preocupado a pensar que já é tarde, que seria importante estar a dormir para amanhã estar mais produtivo no trabalho, para conseguir fazer tudo o que está pendente, etc. E eis que surge a nossa amiga ansiedade.
Assim, se for uma pessoa que sente bastantes vezes a visita da sua ansiedade então é normal que ela apareça nestas situações.
Resumindo, a insónia pode ser um gatilho para a ansiedade. Quem não sente ansiedade e tem insónia fica sem angústia na cama, mesmo sem.
As doenças do sono, como a insónia, podem ser prevenidas e tratadas, apesar de as estimativas indicarem que apenas um terço dos doentes procura apoio médico.
Não deixe que as insónias não @ deixem ter uma noite descansada, procure ajuda.