Vamos falar sobre depressão?

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e frustação, algumas vezes sem um motivo evidente. Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar. Hoje sabe-se que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crónica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imunitário e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.

Sinais e sintomas: Cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angústia, ansiedade exacerbada, baixa autoestima, insônia (ou sono de má qualidade), falta de interesse por atividades que antes davam prazer, pensamentos pessimistas, pensamentos frequentes sobre a morte, comportamentos compulsivos, dificuldade para se concentrar, problemas ou disfunções sexuais, sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia a dia.

Apesar de parecer para quem sofre com ela, a depressão não é um beco sem saída e pode ser tratada com psicanálise e psicologia. Não sofra em silencio, contacte-nos e recupere a alegria de viver!